domingo, 2 de setembro de 2012

Fissura Anal

Bom gente, hoje vamos falar de um tema bem bacana! Fissura anal.
Vale a pena ler. =)



FISSURA ANAL
Fissura anal é uma ferida (úlcera) na margem do ânus. Ocorre, geralmente, como resultado do impacto e atrito de fezes muito sólidas, volumosas e endurecidas (na evacuação) contra o canal anal ou por diarreia severa.
O paciente sente dor no ânus no momento da evacuação, dor esta que persiste desde alguns minutos, até, às vezes, muitas horas. A dor pode aliviar sem medicação, mas, em algumas ocasiões, é necessário o uso de analgésicos, tal sua intensidade. É frequente que aconteça sangramento no momento da evacuação ou durante a higiene. Em geral são de pequena quantidade, algumas gotas de sangue cessando habitualmente após a evacuação.
Esta lesão pode cicatrizar espontaneamente ou com tratamento especializado. Quando persiste por muito tempo (semanas ou meses), se constitui no que chamamos de Fissura Anal Crônica; então o tratamento, é cirúrgico.
Esta úlcera não se maligniza, mas não é impossível que, junto a esta doença benigna (fissura), já esteja instalada uma afecção maligna (câncer). Esta possibilidade obriga o paciente, com os sintomas descritos, a procurar seu médico que fará o diagnóstico de apenas uma úlcera (fissura anal) ou confirmar a existência de um tumor maligno concomitante.
No início da sintomatologia da fissura (dor e sangue) se o paciente utilizar o autoexame (com espelho) só verificará a existência de um corte (úlcera) na margem anal. Com o passar do tempo e a cronificação desta úlcera, poderá ser observada, junto a esta, uma bolinha na parte mais externa do canal anal, que é o chamado mamilo sentinela da fissura anal.
Para o tratamento destas lesões (úlcera mais mamilo sentinela) a cirurgia é a indicação correta.
Na fase aguda, a úlcera pode ser tratada clinicamente, se o médico confirmar o diagnóstico.
Na fase crônica deve ser tratada com cirurgia, que consiste na retirada do mamilo sentinela e na realização de uma esfincteroplastia, isto é, o tratamento cirúrgico de uma porção do músculo do ânus. É uma cirurgia realizada sem necessidade de internação hospitalar do paciente, em geral com anestesia local. A recuperação é rápida com afastamento das atividades habituais por, no máximo, dois a três dias. A recuperação é quase indolor; a dor, se presente, pode ser resolvida com o uso de analgésicos via oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário