domingo, 2 de setembro de 2012

Glomerulonefrite Aguda

Bom, vamos ao primeiro post.
Este é um tema bem legal, é sobre glomerulonefrite.
É um texto explicativo sobre a inflamação e os cuidados de enfermagem aos pacientes.
Façam bom proveito =)



Glomerulonefrite Aguda
No interior dos rins existem estruturas microscópicas chamadas de glomérulos, que filtram o sangue e eliminam todas as substâncias indesejáveis por meio da urina. Existem aproximadamente um milhão de glomérulos em cada rim. A glomerulonefrite é o resultado de uma inflamação dessas estruturas renais.
Normalmente, a inflamação se origina de um fenômeno imunológico. Quando uma substância estranha - antígeno - entra na circulação e é levada aos setores de defesa do corpo, o organismo produz um anticorpo para se defender desse antígeno "agressor". A reunião dessas duas substâncias forma um complexo antígeno-anticorpo que pode causar inflamações.
As causas mais comuns de glomerulonefrites são infecções provocadas por qualquer vírus ou bactéria que forme o complexo antígeno-anticorpo e o precipite no rim.
Há também causas não infecciosas provocadas por doenças de vários órgãos ou por medicamentos que liberam antígenos e desencadeiam o mecanismo imunológico que leva à glomerulonefrite.
A glomerulonefrite aguda caracteriza-se por ter um início brusco e manifestações evidentes, embora muitas vezes tenha a tendência para se curar espontaneamente ao fim de pouco tempo. Regra geral, a doença é uma complicação de uma infecção por estreptococos já curada: uma amigdalite ou faringite, etc.
Entre os primeiros sintomas destacam-se o edema facial, ou seja, a acumulação de líquido no tecido subcutâneo do rosto, mais intenso de manhã, ao levantar-se, e com tendência para diminuir a medida que passa o dia; hematúria,oligúria,proteinúria,disúria, retenção de líquidos,cansaço,anemia,astenia,indisposição, e hipertensão arterial. Falta de ar e tosse podem ocorrer devido a congestão de líquido nos pulmões. Nos casos mais graves, a alteração da filtração glomerular pode ser tão intensa que origina um quadro de insuficiência renal aguda.
Tratamento. Acima de tudo, baseia-se no repouso e na redução da ingestão de água e sal, para evitar a retenção de líquidos, acompanhada pela administração de diuréticos, com a mesma finalidade. Como medida complementar, caso se detecte que o foco infeccioso causador da doença ainda permanece ativo, deve-se proceder a antibioticoterapia mais adequada. Caso evolua para um quadro de insuficiência renal aguda, é necessário que sejam adotadas as medidas terapêuticas correspondentes, de modo a solucionar as suas repercussões até que se recupere a função renal.
Cuidados de enfermagem  
- Fazer o controle dos SSVV (principalmente pressão arterial);
- Orientar quanto ao consumo exagerado de sal e bebidas alcoólicas;
- Oferecer líquidos;
- Fazer o controle de peso diário (em jejum);
- Observar as alterações de pele e mucosas (ressecamento, sudorese, odor);
- Balanço hídrico;
-Cuidados de higiene e conforto;

3 comentários:

  1. Texto Maravilhoso,salvou minha vida,obrigado.
    Samuel estudante de Enfermagem.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto é ótimo me ajudou muito,obrigada.
    Girlane estudante de enfermagem

    ResponderExcluir